domingo, 20 de julho de 2014

A Ansiedade e a Insegurança dos Pretendentes e Pais Adotivos

A Ansiedade e a Insegurança dos Pretendentes e Pais Adotivos

Pessoal, estive ausente por estar elaborando um luto pessoal, mas já estava com muitas saudades de escrever para vocês e hoje irei abordar dois temas muito comuns no processo de adoção, mas que se não tiver cuidado pode virar uma doença, e daí será muito complicado quando seu filho chegar pois você já estará com todas as energias gastas e talvez sinta menos força para lidar com as situações que irão surgindo.
Então deixo aqui um estudo que venho fazendo, através de observações de pretendentes que encontro nesta minha caminhada nos grupos de apoio e também a minha solidariedade à todos os pretendentes que se encontrem dentro de alguma parte deste texto. Bora lá escrever com muita vontade e amor!!!





Vamos partir dos seguintes pontos: o preenchimento do formulário do perfil, a entrada com o processo de habilitação, quando você já está habilitado, a espera por seu filho (os), a chegada do filho (os), e o saber lidar com as dúvidas que vão surgindo quando você realmente se torna pai, tenho certeza que você se encontrará em várias etapas destes processos.
Tentarei ser o mais clara possível, a fim de que todos possam compreender o quando é importante saber a aprender controlar estes dois sentimentos, pois de uma insegurança, poderá se tornar uma ansiedade e deixar os pretendentes a pais doentes e não é isto que queremos: Queremos pais sadios e felizes, desfrutando de cada uma destas etapas as que citei. Que fique muito claro que a ansiedade é muito comum e a insegurança também, por ser algo novo, desconhecido para você, desde que não ultrapasse os limites e venham interferir na sua rotina de vida, ok?
É muito comum o pretendente pegar o formulário do perfil e se sentir um pouco sem saber o que fazer: Ele fica olhando para o papel e o papel para ele, e muitos pretendentes vem nos pedir ajuda para montar este perfil. O que para você pode ser algo muito fácil, para outros, ter que fazer escolhas é terrível... Ter que escolher sexo, idade, cor, doenças, a pessoa se sente até insegura de cometer alguma injustiça e daí já começa a bater a tal da insegurança, só que nós não temos o direito de desenhar o perfil deste filho para um pretendente. Podemos o estimular a pensar do que hoje caberá na sua vida e no seu coração, agora esta é uma decisão única e ninguém poderá fazê-la por você... Eis aí uma primeira situação de desconforto.
Pois bem, passando esta primeira fase, é dada a entrada com o processo de adoção, e dali é gerado um número de processo onde você poderá consultar o andamento do mesmo, e daí começa a surgir a ansiedade em relação a vários fatores: se este será habilitado, quanto tempo vai demorar este processo, o que significa algo da movimentação do processo, nos grupos de apoio é muito comum ver estas indagações e muitos viram até advogados, rs, tentando decifrar o que quer dizer aquele termo técnico tão desconhecido aos olhos de um leigo. Também nota-se muito o medo da visita domiciliar ou da entrevista com a psicóloga, e daí começamos a perceber o quanto o pretendente está ansioso, mas o mais importante nesta fase é saber que para sua adoção sair com segurança, todas estas etapas devem ser cumpridas e respeitadas, pois estamos lindando com vidas e adoção requer todo este cuidado e estudo. Nem sempre as nossas respostas nos grupos é a que o pretendente deseja ouvir, mas estamos sim preocupados com as crianças e adolescentes e com o próprio pretendente, é muito importante esta caminhada de equipe técnica com os futuros pais, andando sempre lado a lado, sem gerar temor mas sim, passar segurança.

Mas afinal, antes de passarmos para as outras etapas: O que é esta tal ansiedade?

É quando a sua velocidade interna supera o seu comportamento, os seus movimentos físicos, que te deixam tão acelerado internamente, vai criando uma angústia, que você deseja fazer tudo mais rápido.
Falas muito comuns entre pretendentes a pais : 
Que demora!
Quando o juiz irá me habilitar? 
Esta minha Assistente Social não gosta de mim! 
Qual meu número na fila?
Com este perfil, quanto tempo irei esperar?
Será que nunca conseguirei formar a minha família?
Meu povo, já ouvi isto e mais um monte de coisas várias vezes. É comum ter dúvidas, mas não é normal achar que tudo e todos estão contra você. Este é o momento que eu digo: ALERTA! Desacelerem, pois esta velocidade interna do pretendente, gera doenças, SIM, até porque esta é uma aceleração emocional e você pode acabar se derrubando antes de chegar no seu objetivo que simplesmente é ser pai.
Sempre falamos que a adoção é uma gestação sem prazo de validade definida e devemos saber esperar, e aproveitando este tempo não se preocupando, mas ocupando-se, para que quando seu filho chegue, você realmente esteja seguro, tranquilo e sadio.
Em casos graves de ansiedade é comum ver as pessoas, deprimidas, choronas, iradas, agressivas ou até passivas, podem acreditar, pois cada ser humano reage de uma forma... Cabe a você se ajudar e começar a trabalhar este processo emocional. A ansiedade não é uma causa, e sim um efeito, pois é algo novo que surge e você não consegue lidar com esta insegurança e lhe trará um desconforto terrível e desnecessário.
Mas aí você me diz : "Fernanda, como eu vou diminuir esta minha ansiedade?" E eu os respondo de uma forma muito simples: "Primeiramente, não tenha vergonha de expor seus sentimentos, de reconhecer que realmente você está inseguro e ansioso. Este é o primeiro passo, o da aceitação. Posteriormente, a prática de esportes, caminhada, corridas, andar de bicicleta, ajudam muito a gastar esta emoção e lhe trará mais tranquilidade, segurança, felicidade e calma. Não pode deixar que este tempo interno tome conta trazendo a infelicidade e deixá-la constante.
Precisamos saber que ninguém é seguro de tudo 100% o tempo todo... Às vezes somos seguros em várias coisas de nossa vida , mas em uma estamos inseguros. Sendo assim, demonstrar e falar sobre este sentimento não o diminuirá em nada, só lhe ajudará, pois verás que não estás sozinho, estamos juntos!
Bom, vamos falar da terceira fase, a que você já está habilitado e ficará contando os dias para que seu filho chegue logo. Eis que o telefone toca e você supostamente irá ao encontro deste filho tão esperado. Hoje temos um grande avanço na nova Lei de Adoção vigente, que é o período de adaptação, onde vejo pais aflitos para que passe logo e possam levar seus filhos para casa. Pessoal, agradeçam por terem esta oportunidade de poder viver este momento de extrema importância tanto para a criança como para você pretendente. Ali iniciará um namoro, que poderá virar um noivado e enfim o tão sonhado casamento. Filho é para sempre, e este período não pode passar em branco, meus caros. Somente assim as adoções dão certo e evitam devoluções, as quais são um sofrimento gigantesco para a criança e o adolescente que novamente se sentirá rejeitado, então não pulem etapas, vivam esta gestação de uma forma mais equilibrada possível.
Na criança você perceberá insegurança e ansiedade, também, pois para ela é tudo novo, ao contrário de você, que tem um grupo de pessoas torcendo para que você seja pai rapidamente. 
Lembre-se: Esta criança está em uma instituição de acolhimento e nem sempre com uma equipe técnica para ouvi-lá quando ela necessitar, isto é algo muito real, muitos locais faltam profissionais. Já tentou se colocar um segundo no lugar desta criança ou adolescente?

Eis a última etapa, você ganha a guarda desta criança ou adolescente e surgirão dúvidas muito comuns.
Me recordei de um caso onde uma amiga ao buscar sua filha, pegou na mãozinha, olhou para os lados e se indagou: E agora? Somos só eu e ela... Eu poderia relatar diversas histórias que ouvi, mas esta realmente me fez pensar em como ela se se sentiu, novamente insegura, pois era algo novo para ela que tinha uma vida sem filhos, sem horários (ela é aposentada) e sua rotina de vida iria mudar, sim, e claro, para melhor!!!
Queridos, aproveitem estas etapas, leiam livros, assistam filmes, palestras, participem de grupos de apoio presencial e virtual, ocupem-se, tudo será válido quando esta criança ou adolescente chegar... Daí sim preocupem-se em serem bons pais, estarem saudáveis, felizes, e a partir deste momento vocês irão construir uma nova vida repleta de alegrias e desafios o que é muito comum entre pais e filhos. Claro que não devemos nos esquecer de que esta criança ou adolescente trará consigo uma bagagem. Ninguém é um balão vazio, mas deixo uma proposta, vamos fazer deste limão uma bela limonada?
Sinceramente, me emocionei escrevendo este texto pois lembrei de várias pessoas que chegaram até mim. Vocês se acharão neste texto e dedico à todos vocês, pois o fiz com muito carinho, respeito e ética.
Queridos pretendentes e já pais, desejo todo amor do mundo, pois sem amor não construímos nada!!!

Abraços fraternos da mãe, amiga e colega, Fernanda Benitez.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 
BlogBlogs.Com.Br
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios e Costumizado por Letícia Godoy